Teve ontem início na Argentina, a 26ª edição do Sudamericano Sub 20 da CONMEBOL, ou seja, o Campeonato Sul Americano de Sub 20 da "UEFA" da América do Sul.
Esta competição todas as edições confirmam ou dão a conhecer, jovens atletas de elevado potencial, que poderão ser confirmadas a curto prazo como craques de grandes clubes europeus.
Todos os Scouts europeus estão ou deveriam estar representados nesta competição, e nem me passa pela cabeça que pelo menos um Scout do Benfica não esteja na Argentina. E estou a falar de um Scout que seja quadro do clube e não de informadores ou Scouts externos do clube.
Este ano a competição conta com a participação de três "portugueses" :
- O nosso Derlis González, ainda de idade júnior, ou Sub 19 pelo Paraguai;
- O sportinguista Diego Rúbio, Sub 20 pelo Chile;
- E o portista Juan Iturbe, pela selecção da casa, a Argentina
Curiosamente o jogo de estreia envolveu o nosso atleta, Derlis González, que não teve uma estreia feliz.
A sua exibição foi o reflexo da exibição colectiva da sua equipa. O Paraguai, foi uma equipa curta, mais de contenção e expectativa, jogando em bloco baixo e à zona no seu meio campo.
Somente em lances de bola parada, e em certos lances a bola era batida praticamente da linha do meio campo para a área colombiana ( !! ) é que os paraguaios criaram perigo.
Neste primeiro jogo apenas o guarda redes Diego Morel deu ligeiramente nas vistas, principalmente a forma rápida e destemida de como sai dos postes.
A Colômbia, tem expectativas elevadas nesta competição, que venceu por duas ocasiões, a última em 2005.
A grande figura é Juan Quintero, playmaker canhoto, que joga em Itália no Pescara por empréstimo do At. Nacional. A Juventus dizem que pensa nela para substituir Andrea Pirlo.
Eu se tivesse responsabilidades no Benfica, pensaria nele como óbvio substituto de Pablito Aimar.
Eu arrisco-me a dizer que a única grande diferença entre os dois, é que enquanto Aimar é destro, Quintero é canhoto. Ocupam os mesmo espaços em campo, todo o jogo ofensivo passa pelos seus pés, Quintero também tem o dom de parecer que se esconde do jogo, conseguindo-se desmarcar sem o adversário dar por ele e a sua elevada capacidade de ler o jogo permite-lhe criar rupturas nos últimos 30 metro.
Outro atleta que começou a chamar a atenção foi com certeza o avançado Jhon Córdoba.
Jhon foi contratado pelo Jaguares do México para substituir o seu compatriota Jackson Martinez do FC Porto. É um avançado de grande mobilidade, com explosão no arranque em velocidade e no seu deslocamento. Tem capacidade para jogar de costas para a baliza e o seu pé direito é forte na finalização como o demonstrou ao fazer o único golo da partida.
Na Colômbia destaque também para o companheiro de ataque de Córdoba, Brayan Perea do Deportivo de Cali e para o médio defensivo José Leudo dos argentinos do Estudiantes de La Plata.
No outro jogo do grupo, a Argentina foi surpreendida pelo Chile por 1 x 0. Destaque no Chile para o autor do golo da partida, Nicolás Castillo do Universidad Católica.
Tem características semelhantes com as de Jhon Córdoba, mas mais forte no jogo de cabeça e fixou-se mais entre os centrais da Argentina.
Rubio jogou a ala direito, com muitas preocupações defensivas e infelizmente não deu para ver muito de um jogador que eu deposito muitas expectativas, Cristian Cuevas, um Sub 18 do O´Higginns, que fez toda a sua formação nas selecções chilenas jogando num escalão acima da sua idade.
A Argentina desiludiu. Muito nervosa, provavelmente acusando a estreia na competição frente ao seu público, discutiu muito com o árbitro brasileiro da partida.
Não conseguiu aproveitar a vantagem numérica de jogar contra 10 desde os 44´com a expulsão de César Fuentes, nem contra 9, com a expulsão de Manuel Bravo.
Iturbe apenas com espaço para utilizar a sua velocidade apareceu no jogo e na defesa o capitão Lisandro Magallán do Boca Juniors é o elemento de maior destaque.
Hoje é a 1ª jornada do Grupo B, com Brasil vs Equador às 23 horas e à 1 hora da madrugada, jogam Uruguai vs Perú, onde estão Gastón Silva, Gianni Rodríguez e Jim Varela, que foram incluídos no negócio da compra dos restantes 30% do passe de Maxi Pereira ao empresário Paco Casal.
إرسال تعليق